Ministro: Fundo de 300 ME é «reforço enorme para solvabilidade» dos hospitais 397

Ministro: Fundo de 300 ME é «reforço enorme para solvabilidade» dos hospitais
17-Abr-2014

O ministro da Saúde considerou ontem que os fundos adicionais de 300 milhões de euros para os hospitais são «um reforço enorme para a solvabilidade» das unidades de saúde.

«A saúde terá fundos adicionais no valor de 300 milhões de euros para os hospitais. Isto é um reforço enorme para a solvabilidade dos hospitais, para poderem funcionar e responder aos seus compromissos e vem na linha do que já se fez no passado», declarou à agência “Lusa” o ministro Paulo Macedo, à margem de um encontro com responsáveis da Associação Nacional das Farmácias.

Relembrando que os hospitais têm uma acumulação de dívidas em termos estruturais, o ministro recordou que em 2012 houve um reforço de 1.500 milhões de euros para pagamento de dívidas e que no ano passado a verba reforçada foi de 437 milhões.

«No início do ano houve conversões de dívidas em capital de mais de 400 milhões e agora mais 300 milhões. Temos um objetivo muito claro de dar solidez aos hospitais e de resolver o seu passado em termos de dívidas», afirmou Paulo Macedo.

Na terça-feira, a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou, na conferência de imprensa após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que há «necessidade de continuar a diminuir as dívidas acumuladas no setor da saúde», referindo que, aos 1.900 milhões transferidos para o setor em 2012 e em 2013, «acrescem 300 milhões em 2014, a transferir brevemente».