A primeira Reunião Informal de Ministros da Saúde, no âmbito da Presidência húngara do Conselho da União Europeia (UE), decorreu em Budapeste, entre os dias 24 e 25 de julho. A Presidência húngara, iniciada a 1 de julho e que decorre até 31 de dezembro, estabeleceu como um dos principais objetivos na área da saúde a negociação do pacote farmacêutico da UE.
Portugal, segundo o portal do SNS, esteve representado pela presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Maria Antónia Escoval, e pela responsável pela área de Relações Internacionais do Ministério da Saúde, Renata Silva Gomes.
Esta reunião teve como principal objetivo abordar questões de saúde prevalecentes e de interesse comum para os Estados-membros da UE, com foco nas possíveis ações europeias para as abordar, tendo sido realizadas três sessões de trabalho:
- European Action Against Cardiovascular Diseases (policy debate), em que se discutiu a necessidade de uma ação conjunta europeia para combater as doenças cardiovasculares.
- European Cooperation in the Field of Transplantation, em que se abordou a importância da cooperação europeia no campo da doação e do transplante de órgãos.
- European Health Data Space Regulation: foram discutidos os desafios relacionados com a implementação do regulamento sobre o Espaço Europeu de Dados de Saúde, que entrará em vigor em breve.