Ministros da Saúde europeus e IF debatem preço de medicamentos em Lisboa 692

Ministros da Saúde europeus e IF debatem preço de medicamentos em Lisboa

07 de dezembro de 2016

Ministros da Saúde de alguns países da Europa e um grupo de representantes da Indústria Farmacêutica vão reunir-se hoje, em Lisboa, no âmbito de uma mesa-redonda centrada no acesso ao medicamento e na definição de preço e criação de valor terapêutico acrescentado.

O ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes será o anfitrião deste encontro, que vai reunir delegações de seis países distintos: Irlanda, Chipre, Letónia e Suécia, além de Portugal e da Holanda. Estarão ainda presentes algumas das maiores multinacionais da Indústria Farmacêutica, bem como associações do setor e representantes dos doentes.

Esta será a segunda vez que os responsáveis máximos da saúde a nível europeu se reúnem em torno desta temática, mantendo o formato do encontro organizado no mês de maio em Haia e que teve como anfitriã a ministra da Saúde holandesa, Edith Schippers, lê-se num comunicado enviado pelo Ministério da Saúde.

O debate será feito em parceria e com o envolvimento de todos os parceiros do setor, nomeadamente dos governos e da Indústria Farmacêutica – das áreas da inovação e dos genéricos, para que seja possível, de forma construtiva, encontrar uma convergência sólida que garanta a sustentabilidade dos sistemas de saúde.
A mesa-redonda terá como moderador Tomas Salmonsson, presidente do Comité de Avaliação de Medicamentos da Agência Europeia do Medicamento, e contará com os contributos dos economistas Pedro Pita Barros, da Nova School of Business and Economics, e Margaret Kyle, da Universidade MINES Paris Tech.