A Associação Dignitude e o município de Miranda do Corvo assinaram esta semana um protocolo que visa garantir aos agregados com carência económica do concelho o acesso a medicamentos de forma gratuita, foi hoje anunciado.
O acordo estabelece a adesão daquele concelho do distrito de Coimbra ao programa abem – Rede Solidária do Medicamento”, criado pela Dignitude, uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir.
«É um esforço de várias entidades, onde o município de Miranda do Corvo se insere, para uma resposta adequada aos problemas do acesso às condições de saúde elementares, como é o caso do acesso aos medicamentos», salientou o presidente da Câmara, citado em comunicado.
Miguel Baptista frisou que «a (sua) responsabilidade é ajudar quem precisa e é isso que está a fazer», com a assinatura do protocolo, que decorreu na terça-feira, em Miranda do Corvo.
O programa abem suporta, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado, num valor que pode ir até 100% do preço cobrado ao utente.
Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento, no qual qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social.
A Associação Dignitude ajudou, em três anos, mais de 6.000 beneficiários em todo o país, entre idosos e crianças, a adquirirem 120 mil medicamentos de forma completamente gratuita.