Mondim de Basto apoia carenciados na compra de medicamentos 604

08 de fevereiro de 2017

A Câmara de Mondim de Basto vai aplicar ainda em 2017 um apoio à aquisição de medicamentos para carenciados acima dos 65 anos e que se insere nas medidas sociais que custam 300 mil euros por ano ao município.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, referiu hoje, em comunicado, que este ano a autarquia vai «implementar uma nova medida de apoio à comparticipação de medicamentos para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e em situação de carência económica», citou a “Lusa”.

Será uma ajuda que se juntará às medidas sociais já em vigor neste município do distrito de Vila Real, como a como a loja social, a oficina móvel, a recuperação de habitações, o apoio à criança, transporte de doentes e contratos emprego inserção.

Humberto Cerqueira referiu que as medidas implementadas têm como «objetivo responder a diferentes problemas» e têm uma «abrangência intergeracional: desde a ação social escolar apoiando a compra de livros e material escolar ou o apoio à criança desde os primeiros meses de vida, mas também a oficina móvel que efetua pequenas reparações domésticas».

«Estas medidas, abrangem cerca de 800 pessoas ou seja praticamente 10% da população», frisou.

Para este pacote de apoios, a autarquia destina cerca de 300 mil euros, por ano.

O município anunciou ainda que criou a figura de Conselheiro Local para a Igualdade, tendo nomeado para o cargo o professor Valentim Macedo, presidente da Assembleia Municipal.