A Comissão Europeia comprou cerca de 110 mil doses de vacinas de terceira geração, em resposta ao surto de varíola dos macacos (monkeypox) na Europa. Proporcionalmente, as doses começam a ser distribuídas no final de junho nos países que já as autorizaram.
O contrato para a aquisição de 109.090 doses da vacina de terceira geração da farmacêutica Bavarian Nordic foi esta terça-feira concluído pela autoridade europeia de preparação e resposta a emergências de saúde pública saúde (HERA, no acrónimo inglês). Dado o aumento do número de casos, permitirá que as vacinas estejam rapidamente acessíveis a todos os Estados-membros, Noruega e Islândia.
Considerando o grande número de casos, as entregas das doses começam no final do mês nos Estados-membros que já autorizaram o uso desta vacina, com uma base ‘pro rata’, ou seja, medida proporcionalmente. A vacina de terceira geração só é atualmente autorizada na UE para proteger os adultos contra a varíola, mas protege também contra a varíola dos macacos.
A Hera é a agência da Comissão Europeia responsável pelo fortalecimento da segurança da saúde no espaço da União Europeia e pela preparação e resposta dos seus Estados-membros a crises de saúde pública.