Morreu o presidente da sociedade portuguesa de AVC, José Castro Lopes 874

                                                                                                                                          Créditos imagem: Universidade do Porto

Morreu esta segunda-feira, dia 18 de julho, o médico neurologista José Castro Lopes, fundador e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), anunciou o organismo em comunicado.

Responsável máximo da sociedade desde a sua fundação em 2005, foi distinguido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com o Prémio Nacional de Saúde em 2018, sendo considerado uma referência para a comunidade médica portuguesa, com uma carreira dedicada ao estudo do acidente vascular cerebral (AVC), que continua a ser a primeira causa de morte em Portugal.

Além da presidência da SPAVC, o neurologista, que tinha 88 anos de idade, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 1959, e foi docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Em comunicado citado pela Lusa, a SPAVC explica José Castro Lopes “começou o seu percurso no Serviço de Neurologia no Hospital de Santo António, um serviço que viria a dirigir desde 1977 e no qual criou a primeira unidade de AVC do país. Chegou ainda ao cargo de diretor clínico desta unidade, além de ter liderado o Colégio de Especialidade de Neurologia da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Neurologia”.