MOVA reforça importância da vacinação 785

Na Semana Europeia da Vacinação, que se comemora entre os dias 20 e 26 de abril, o Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) relembra a importância da vacinação antipneumocócica.

O movimento apela, através de comunicado, que a vacinação deve ser uma prioridade ao longo da vida, e em especial para os doentes crónicos e para quem tem mais de 65 anos, visto correrem um maior risco de contrair doenças graves como a Pneumonia Pneumocócica e por isso devem ser protegidos.

Para o MOVA a proteção dos grupos de risco através de imunização é uma prioridade, e chegam mesmo a apelar à gratuitidade da vacina contra a pneumonia para as pessoas com mais de 65 anos, à semelhança do que já acontece com a vacina da gripe.

De acordo com dados do INE, a pneumonia mata uma média de 16 pessoas por dia. Em 2018, foi responsável por 43,4% das mortes por doenças do aparelho respiratório, 5,1% do total de óbitos no nosso País. A maioria poderia ter sido evitada através de imunização.

Para o MOVA é fundamental olhar para a realidade portuguesa, visto 21% dos portugueses terem 65 ou mais anos. São cerca de dois milhões de pessoas que, ao beneficiarem desta medida, acabariam por contribuir para uma redução significativa de custos que rondam em média 80 milhões de euros anuais, só em internamentos.

Lembrar que neste momento, existe somente uma Norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), a recomendar a vacinação antipneumocócica a todos os adultos pertencentes aos grupos de risco, tais como idosos, diabéticos, doentes respiratórios crónicos, asmáticos, entre outros.