Movimento “Todos Por Quem Cuida” entrega material em hospitais 766

O movimento “Todos Por Quem Cuida”, criado pela Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Apifarma e da sociedade civil, vai entregar cerca de 500 câmaras de proteção a hospitais de todo o país, tanto do Serviço Nacional de Saúde, mas também do setor social e privado.

As primeiras câmaras de proteção profissional ao ato de entubação foram entregues esta segunda-feira, dia 27 de abril, ao Hospital de Santo António, no Porto.

Estes equipamentos permitem reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infeciosos durante os procedimentos que se realizam tanto nos blocos operatórios como nas Unidades de Cuidados Intensivos, aquando da realização de procedimentos em que existe um elevado risco de produção de aerossóis, como a entubação e/ou extubação de doentes.

Com estes equipamentos, diminui-se significativamente o risco, com a vantagem de serem equipamentos reutilizáveis. De ressalvar, contudo, que a utilização destas caixas não exclui a utilização dos restantes equipamentos de proteção individual e as medidas de higienização já conhecidas.

As caixas de proteção, fabricadas em policarbonato – um material que permite o uso de materiais alcaloides para a sua desinfeção – foram desenvolvidas e testadas por especialistas, em ambiente hospitalar, em parceria com a indústria nacional portuguesa.