Mpox: OMS concede primeira autorização para utilização de uma vacina em adultos 302

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que concedeu a primeira autorização para utilização de uma vacina contra a mpox em adultos, considerando-a um “passo importante” na luta contra a doença em África e noutras regiões.

A pré-qualificação da vacina pela Bavarian Nordic A/S – uma empresa dinamarquesa de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de vacinas – significa que doadores como a GAVI (The Vaccine Aliance) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) podem comprá-la. Mas os fornecimentos são limitados porque só existe um único fabricante.

“Esta primeira pré-qualificação de uma vacina contra a monkeypox é um passo importante na nossa luta contra a doença, tanto no contexto dos atuais surtos em África, como no futuro”, afirmou o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado pela Lusa.

O diretor da agência de saúde das Nações Unidas apelou a um aumento “urgente” da aquisição, das doações e da distribuição da vacina para que esta chegue onde é mais necessária, juntamente com outras medidas de resposta.

De acordo com a autorização da OMS, a vacina pode ser administrada a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos num regime de duas doses. A aprovação diz que, embora a vacina não esteja atualmente licenciada para menores de 18 anos, pode ser usada em bebés, crianças e adolescentes “em contextos de surto em que os benefícios da vacinação superam os riscos potenciais”.