
A MSD e a Hengrui Pharma anunciaram hoje a celebração de um acordo de licença exclusiva para o HRS-5346, um inibidor oral experimental de pequenas moléculas da Lipoproteína(a), ou Lp(a), atualmente a ser avaliado num ensaio clínico de Fase 2 na China.
“As concentrações sanguíneas elevadas de Lp(a) constituem um fator de risco bem documentado para a doença cardiovascular aterosclerótica, que afeta cerca de um em cada cinco adultos em todo o mundo”, afirmou o Dr. Dean Y. Li, presidente da Merck Research Laboratories, em comunicado, acrescentando que “o HRS-5346, um inibidor oral experimental de pequenas moléculas da formação de Lp(a), é uma adição importante que expande e complementa a nossa linha de produtos cardio-metabólicos”.
Nos termos do acordo, ainda segundo o comunicado citado, a Hengrui Pharma concedeu à Merck direitos exclusivos para desenvolver, fabricar e comercializar o HRS-5346 em todo o mundo, exceto na região da Grande China.
A Hengrui Pharma receberá um pagamento inicial de 200 milhões de dólares e poderá receber pagamentos associados a determinados marcos de desenvolvimento, regulamentares e comerciais até 1,77 mil milhões de dólares, bem como royalties sobre as vendas líquidas do HRS-5346, se aprovado.
O fecho da transação proposta está sujeito à aprovação ao abrigo da lei Hart-Scott-Rodino Antitrust Improvements Act e a outras condições habituais. Não obstante, prevê-se que a transação seja concluída no segundo trimestre de 2025.