Mylan compra unidade de genéricos de marca nos mercados desenvolvidos à Abbott 658

Mylan compra unidade de genéricos de marca nos mercados desenvolvidos à Abbott

15 de julho de 2014

A Mylan entrou num acordo definitivo para adquirir a unidade de genéricos de marca da Abbott nos mercados desenvolvidos numa transação de ações avaliada em 5.3 mil milhões de dólares, anunciaram as empresas.

O presidente executivo da Mylan, Robert J. Coury, assinalou, segundo o “Firstword” que «a aquisição deste negócio é a próxima transação estratégica acertada para a Mylan para a expansão e diversificação do nosso negócio nos maiores mercados fora dos EUA».

De acordo com a Mylan, o acordo inclui mais de 100 especialidades e genéricos de marca em áreas terapêuticas como cárdio/metabólica, gastrointestinal, anti-infeciosa/respiratória, sistema nervoso central/dor e saúde da mulher e do homem. A companhia indicou que o negócio inclui a organização de vendas, com cerca de 2.000 funcionários, e duas unidades de produção em França e no Japão.

A Mylan referiu que a transação, aprovada por unanimidade pelo conselho de administração, poderá estar concluída no primeiro trimestre de 2015, e vai permitir a duplicação das receitas na Europa, impulsionando a presença da empresa em Itália, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Portugal.

No âmbito deste negócio, a Abbott vai transferir os ativos para uma nova empresa pública organizada na Holanda. Subsequentemente a Mylan irá proceder a uma fusão com a nova entidade. A Abbott vai receber 105 milhões de ações da nova companhia, representando uma participação de 21%. A Mylan apontou que vai manter a sua equipa de liderança atual e a sua sede em Pittsburgh (Pennsylvania).

Miles D. White, CEO da Abbott, comentou, a propósito desta transação, que o restante negócio de genéricos de marca da empresa vai focar-se nos mercados emergentes, onde as alterações demográficas e o acesso crescente à saúde resultarão num crescimento sustentável. A companhia acrescentou que a parte com que ficou do negócio gerou receitas de 2.9 mil milhões de dólares em 2013 e espera que as vendas aumentem dois dígitos. Por outro lado, a Abbott não pretende ser um acionista da Mylan a longo prazo e tenciona usar os recursos provenientes desta operação para oportunidades que constituam um acréscimo aos lucros ao longo do tempo.