Mylan conclui aquisição da Meda 937

Mylan conclui aquisição da Meda

09 de Agosto de 2016

A Mylan anunciou que concluiu o acordo da sua oferta pública recomendada aos acionistas da Meda Aktiebolag para oferecerem todas as suas ações na Meda à Mylan.

Conforme foi anunciado antes, a oferta foi aceite pelos acionistas que detêm aproximadamente 94% do número total de ações emitidas e votos na Meda, à data de 29 de julho de 2016. Com a conclusão e liquidação da oferta, a Mylan adquiriu cada uma destas ações, de acordo com os respetivos termos. A oferta foi inicialmente anunciada no dia 10 de fevereiro de 2016 e declarada incondicional a 2 de agosto de 2016. O período de aceitação expirou a 29 de julho de 2016 e não será renovado, apontou a companhia numa nota.

Robert Coury, presidente da Mylan comentou que «estamos muito satisfeitos por ter recebido o apoio esmagador, por parte dos acionistas, necessário para concluir a nossa aquisição da Meda. A Mylan continua a diferenciar-se, em relação às outras empresas farmacêuticas, no mundo, em termos do nosso perfil exclusivo e trajetória de crescimento. A aquisição da Meda reforçará sem dúvida a nossa atual posição de liderança, dentro do nosso espaço, continuando a criar valor significativo para os nossos acionistas e outras partes interessadas. Em nome de todo o conselho de administração da Mylan, damos as boas-vindas aos nossos novos acionistas, com a esperança de podermos partilhar futuros sucessos da nossa empresa resultante desta união».

Heather Bresch, CEO da Mylan, acrescentou que «a aquisição da Meda materializa tudo o que fomos construindo no mundo, alargando a escala, gama e diversidade dos produtos, áreas geográficas e canais de vendas. Como tal, a nosso R&D e a plataforma de fabrico são ímpares, contando nós agora com uma infraestrutura comercial global poderosa, nos mercados desenvolvidos e emergentes e em relação aos produtos genéricos e de venda livre. Esta transação é igualmente extremamente atraente em termos financeiros, facultando aos resultados líquidos por ação da Mylan um acréscimo significativo, assim como a oportunidade de obter sinergias fulcrais e um crescimento acelerado adicional ao nosso crescimento. Mais importante, gostaria de dar as boas-vindas, em nome da família Mylan, à equipa de trabalho talentosa e dedicada da Meda. Espero que com as suas contribuições, possamos prestar um melhor serviço de saúde e consequentemente contribuir para um mundo melhor».

Rajiv Malik, presidente da Mylan, acrescentou que «com a aquisição da Meda, a Mylan tem agora seis franquias terapêuticas de mil milhões de dólares, sendo que, através da nossa escala melhorada e capacidades comerciais ampliadas, visualizamos oportunidades acrescidas de reforçar a posição da Mylan, entre os nossos clientes e doentes. As áreas das alergias/respiratórias, da dor/SNC e dermatológicas – recentemente reforçadas pela nossa aquisição da divisão de tópicos da Renaissance – representam apenas algumas das áreas excitantes onde esperamos criar mais valor, a partir do nosso portefólio, plano comercial e capacidades conjuntas. A Meda abre-nos igualmente um número de novas oportunidades, como a expansão significativa da nossa presença, em relação à venda livre de produtos, para uma atividade de mil milhões de dólares. Mais, a Meda acelera a nossa expansão nos mercados emergentes atrativos, como a China, Sudoeste Asiático, Rússia e Médio Oriente, facultando-nos oportunidades de maximizar a nossa plataforma operacional eficaz, de elevada qualidade e vasto portefólio de produtos. Gostaria de dar umas calorosas boas-vindas à equipa da Meda. Estou ansioso por começar a integrar as nossas atividades e podermos, em conjunto, juntar o melhor das nossas empresas».

A Meda é agora uma nova subsidiária controlada pela Mylan. A Mylan pretende dar início aos procedimentos de aquisição potestativa, em relação às ações restantes na Meda, de acordo com a Lei Comercial Sueca, tendo agido no sentido de excluir as ações desta empresa da Bolsa Nasdaq de Estocolmo.