
A FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO (FD) #386, referente ao mês de março, está a chegar às farmácias, mas damos-lhe já a conhecer a capa e alguns dos destaques da Revista Profissional da Farmácia.
Farmácia Liz – Alfarim (Sesimbra): “Um projeto de pessoas para pessoas”. Em 2024, a Farmácia Liz comemorou 25 anos de existência. Em todo o tempo, o cuidado e a proximidade no atendimento são traços que definem a sua atuação. Essa visão permitiu que se tornasse um ponto de encontro natural para a comunidade, facilitando o acesso a cuidados de saúde e promovendo o bem-estar geral, algo que está bem presente no seu lema: “Valorizamos a sua saúde!”.
Entrevista Helder Mota Filipe: “Há uma nova dinâmica na Ordem”. Uma semana antes da tomada de posse dos Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêuticos, a FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO falou com Helder Mota Filipe, eleito para o segundo mandato como bastonário da Ordem dos Farmacêuticos. Sem falsas modéstias, defende que a Ordem adquiriu uma nova dinâmica, que se deve à equipa que esteve à frente da instituição no triénio passado e às diversas estratégias implementadas. Pretende continuar a trabalhar para ter uma Ordem mais forte e mais coesa, em que cada farmacêutico sinta orgulho na instituição que os representa e, acima de tudo, na sua profissão
Testes na Farmácia: Uma ferramenta indispensável à intervenção farmacêutica. Os testes rápidos realizados na Farmácia Comunitária são um apoio importante no que diz respeito à diferenciação da intervenção do farmacêutico, nomeadamente na abordagem de situações clínicas ligeiras. No País de Gales, por exemplo, o serviço de testagem e tratamento protocolado da infeção aguda da orofaringe, terá evitado 69 consultas de Medicina Geral e Familiar em cada 100 pessoas com sintomas de dor de garganta, bem como uma redução de 18% na prescrição de antibióticos.
Recursos Humanos: O grande desafio das farmácias. A Farmácia Comunitária continua a ser o pilar para o início da profissão mas, de acordo com um estudo do Conselho de Jovens Farmacêuticos, é também a que tem registado maior êxodo para outras áreas farmacêuticas. Para contrariar esta tendência, responsáveis do setor defendem a modernização da gestão e das lideranças e a implementação de um modelo de carreira assente em categorias profissionais.
Rinite Alérgica: Abordagem integrada. Com um mercado cada vez mais competitivo, a inovação e a valorização do atendimento personalizado são fatores decisivos para o sucesso das farmácias comunitárias no segmento de produtos para rinite alérgica.