NEF/AAC faz voluntariado em Cabo Verde 176

O Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC) realizou, de 6 a 14 de fevereiro, a primeira edição do seu Programa de Voluntariado Internacional, na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

A participação, segundo relata o NEF/ACC em comunicado, contou com 12 voluntárias, incluindo a equipa de coordenação do projeto, que embarcaram nesta missão com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e a literacia em saúde nas comunidades locais.

O programa decorreu em colaboração com a associação Volunturismo, que reafirma o seu compromisso com a promoção de um voluntariado responsável, garantindo que todas as atividades desenvolvidas estavam alinhadas com princípios éticos e respeitavam as necessidades e particularidades de cada comunidade envolvida.

Numa fase inicial, as voluntárias tiveram a oportunidade de conhecer a cultura cabo-verdiana por meio de um turismo sustentável, sensibilizando-se para o impacto positivo da interação entre diferentes culturas e promovendo uma maior consciencialização sobre a realidade local e os seus costumes.

Na fase seguinte, foram implementadas e dinamizadas diversas ações de voluntariado, abordando temas essenciais para a literacia em saúde, tais como higiene oral, uso responsável de medicamentos, cuidados materno-infantis, saúde sexual e consumo de substâncias psicoativas. As atividades foram adaptadas aos diferentes públicos-alvo e realizadas em escolas primárias e secundárias, centros de saúde, instituições de acolhimento de menores e organizações de apoio a mulheres.

Para o NEF/AAC, esta missão representou “uma oportunidade única de partilha de conhecimento e valores humanitários, reforçando o compromisso dos estudantes de Farmácia com o impacto social da sua futura profissão”.