NICE recomenda edoxaban para prevenir AVC e embolismo sistémico 01 de Outubro de 2015 O National Institute for Health and Care Excellence (NICE) recomenda a utilização de Lixiana (edoxaban) da Daiichi Sankyo, para prevenir a ocorrência de AVC e de embolismo sistémico em doentes com fibrilhação auricular não-valvular (FANV).
Esta recomendação do NICE surge poucos meses depois da autorização para comercialização no mercado europeu do edoxaban, um novo anticoagulante oral (inibidor do fator Xa), que foi aprovado, em junho deste ano, para duas indicações: prevenção do AVC e embolismo sistémico em doentes adultos com FANV, com um ou mais fatores de risco, entre os quais, a insuficiência cardíaca congestiva, a hipertensão, a idade igual ou superior a 75 anos, diabetes mellitus, AVC ou acidente isquémico transitório prévios.
Este anticoagulante oral está também indicado para o tratamento da trombose venosa profunda (TVP) e do embolismo pulmonar (EP), sendo ainda usado como estratégia de prevenção da TVP e do EP recorrentes.
A fibrilhação auricular é considerada a arritmia cardíaca mais comum, estando associada a uma substancial morbilidade e mortalidade.
De acordo com o NICE, estima-se que a prevalência em Inglaterra seja de 1,6% dos adultos com mais de 18 anos, o que equivale a 835 mil casos. Do total de casos, calcula-se que entre 476 a 702 mil adultos necessitem de terapêutica anticoagulante. No entanto, presume-se que aproximadamente 250 mil pessoas não estejam diagnosticadas.
Segundo o NICE, há uma proporção de 49,3% de doentes com história de FA que estão, neste momento, a receber terapêutica anticoagulante. |