Noites da Ordem: Uma viagem pela história da Farmácia 682

O Museu da Farmácia, em Lisboa, recebeu, na noite desta terça-feira (28), a mais recente edição das Noites da Ordem, com Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2009 e 2015, e Fernando Aires Miranda, presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos entre 2001 e 2004.

Com moderação por parte de João Martinho, secretário-técnico da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos entre 2010 e 2014, o evento contou com dezenas de personalidades do setor.

Nesta sessão, cuja reportagem poderá ler na edição de maio da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, foram analisadas temáticas que marcaram as passagens de Carlos Maurício Barbosa e Fernando Aires Miranda pela Ordem.

Foi o caso da introdução de medicamentos genéricos no mercado (“havia um processo de desinformação por parte da Ordem dos Médicos”, referiu o antigo bastonário), ou ainda a renovação do estatuto da Ordem (com o exercício do farmacêutico a focar-se no doente e não no medicamento, explicou Fernando Aires Miranda).

A prescrição por DCI, a ausência de unidades de big pharma em Portugal, a residência farmacêutica, a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade e a nova sede da Ordem em Lisboa também marcaram o debate, que poderá aprofundar na edição de maio da revista profissional da Farmácia.