A Equipa de Acompanhamento do regime de dispensa em proximidade, que tem como objetivo monitorizar a sua implementação, já foi nomeada.
É constituída, segundo um comunicado conjunto das várias entidades envolvidas, por um representante de cada um destes organismos.
Os elementos que integram a equipa são:
- Carlos Alves, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).
- Helena Farinha, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
- Carlos Branco, do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).
- Isaura Vieira, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
- Luis Ferreira, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
- Carla Pereira, da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Relatórios trimestrais
Fruto desta monitorização serão apresentados, ao membro do Governo responsável pela área da saúde, relatórios trimestrais sobre a implementação do regime, e elaborado um estudo económico para apurar o impacto da medida para o SNS e para os utentes, e o valor acrescentado, económico e social para a sociedade.
A equipa agora nomeada vai acompanhar a fase piloto da implementação deste regime, que se inicia em novembro.
Normas e especificações técnicas
Paralelamente, foram publicadas as Normas e Especificações Técnicas relativas à logística centralizada, armazenamento, distribuição e dispensa de proximidade. Estas encontram-se divulgadas nas páginas eletrónicas das entidades acima referidas, como suporte a todos os profissionais envolvidos no processo.