
A NOVA Medical School vai lançar o primeiro Mestrado Executivo em Prevenção Cardiovascular, uma formação prática e interdisciplinar focada na estratificação de risco e intervenção cardiovascular.
O Mestrado, em formato híbrido (presencial e online), em horário pós-laboral e com a duração de 18 meses, tem início em setembro de 2025.
Coordenado pelo médico cardiologista e professor na NOVA Medical School, Hélder Dores, o Mestrado Executivo pretende transformar a abordagem da prevenção cardiovascular em Portugal, contribuindo para um futuro mais saudável e inclusivo, ajudando a redefinir a saúde global.
O curso é indicado para médicos que pretendem melhorar as suas competências, mas também profissionais de saúde de áreas complementares, como nutricionistas, fisiologistas do exercício, técnicos de cardiopneumologia e enfermeiros, e ainda especialistas de outras áreas com interesse em formação e atividade relacionada com a prevenção cardiovascular, avança a instituição de ensino, em comunicado.
O programa, que decorrerá até fevereiro de 2027, inclui abordagens estratégicas e dinâmicas inovadoras, como pitch de temas estratégicos, discussão de casos práticos, questões para análise individual e em grupo, análise crítica de artigos científicos, resolução de casos clínicos e apresentação de propostas e soluções para problemas práticos no âmbito estratégico.
Os participantes vão ficar aptos a prescrever planos de intervenção individualizados, sobretudo de nutrição e exercício físico, a explorar o impacto da inteligência artificial e da medicina de precisão na prevenção de doença cardiovascular e a adquirir competências em investigação na área.
As candidaturas decorrem de 10 de fevereiro a 16 de março. Consulte mais informações no site da NOVA Medical School.