Novartis cria um fundo global de 20 milhões para apoiar as comunidades afetadas 1027

A Novartis divulgou um comunicado a indicar, que face à pandemia por covid-19, decidiu criar “um fundo global de 20 milhões de dólares para apoiar as comunidades afetadas”, denominado por Novartis covid-19 Response Fund.

Este fundo “irá disponibilizar fundos até 1 milhão de dólares para apoiar as comunidades mais afetadas pelo surto de coronavírus em todo o mundo”.

“Enquanto empresa farmacêutica presente em mais de 140 países, estamos a disponibilizar um apoio financeiro adicional às comunidades mais afetadas ou a programas nacionais que ajudem a dar resposta a necessidades urgentes de saúde pública decorrentes da pandemia covid-19”, indicou Vas Narasimhan, CEO da Novartis, na nota divulgada.

Este “fundo está aberto para receber pedidos de apoio, que serão concedidos pelas filiais da Novartis nos diferentes países. O fundo pretende apoiar iniciativas focadas” tais como “reforçar infraestruturas de saúde locais e nacionais, incluindo o financiamento de mais pessoal médico, medicamentos e equipamentos médicos; estabelecer plataformas digitais para a recolha de dados relacionados com a covid-19, prestação de assistência médica remotamente e disseminação eficaz de informação relevante sobre saúde pública” e “criar ou reforçar programas de saúde comunitária específicos para dar resposta à pandemia”.

Para além disso, a “Novartis uniu esforços com a Fundação Bill & Melinda Gates, a Wellcome e a Mastercard no apoio à iniciativa de Investigação e Desenvolvimento Covid-19 Therapeutics Accelerator e estabeleceu uma parceria com a Innovative Medicines Initiative (IMI).

A empresa mantém também “o foco na proteção da saúde dos seus colaboradores, garantindo o fornecimento de medicamentos para os doentes e facilitando o desenvolvimento de ensaios clínicos”.