Novartis e Nova Medical School premeiam projetos de investigação 889

Novartis e Nova Medical School premeiam projetos de investigação

02 de dezembro de 2014

Pela primeira vez, a Novartis e a Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) da Universidade Nova de Lisboa premiaram o mérito dos alunos de Doutoramento em Medicina e Ciências da Vida.

O investigador José Araújo Martins recebeu a 1ª Bolsa Excellence in Fundamental Medical Research, pelo projeto que tem desenvolvido sobre fatores fisiológicos na etiologia da polipose naso-sinusal, uma doença nasal crónica que condiciona morbilidade e custos de saúde significativos, refere um comunicado.

De acordo com o interno de otorrinolaringologia no Centro Hospitalar de Lisboa Central, «a investigação nesta área está a avançar mas ainda não esclareceu definitivamente quais os fatores responsáveis pela suscetibilidade à doença nem o que a precipita nos indivíduos que estão predispostos. Sabe-se que o fluxo aéreo nasal depende de muitos fatores (especialmente da morfologia da fossa nasal, que é alterada durante a cirurgia da polipose) e que desencadeia respostas celulares e moleculares na mucosa nasal que são dependentes da sua intensidade».

E acrescentou: «dado não se encontrar estudado o papel da ventilação nasal na polipose nasal, este projeto pretende desenvolver uma técnica inovadora de medição das pressões intra-nasais em diferentes locais simultaneamente e esclarecer qual o contributo das suas variações para aquela doença».
 
A 1ª Bolsa Excellence in Fundamental Medical Research resulta da parceria estabelecida entre a Novartis e a Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e pretende distinguir projetos de investigação de excelência de alunos, através da atribuição de uma bolsa anual por um período de quatro anos.
 
A criação desta Bolsa surge no âmbito da missão da NMS|FCM, na vertente da responsabilidade social na formação qualificada para a investigação e carreira académica na área multidisciplinar de Medicina e com o objetivo de formar investigadores de topo na área das Ciências da Vida.
 
A parceria com a NMS|FCM-NOVA vem reforçar a aposta da Novartis em construir parcerias com a academia, fomentando o desenvolvimento de projetos inovadores junto das Universidades, que sejam reconhecidos pela comunidade médica.