Novartis: FDA aprova Farydak para o tratamento do mieloma múltiplo 381

Novartis: FDA aprova Farydak para o tratamento do mieloma múltiplo

25 de Fevereiro de 2015

A Novartis anunciou que a Food and Drug Administration (FDA) autorizou o Farydak (panobinostat) para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo, que tenham recebido pelo menos dois tratamentos prévios, incluindo o Velcade (bortezomib) da farmacêuticaTakeda e um medicamento imunomodulador.

A farmacêutica acrescentou que esta terapêutica é o primeiro inibidor de histona deacetilase aprovado para o tratamento do mieloma múltiplo. Richard Pazdur, diretor do Gabinete de Produtos de Hematologia e Oncologia no Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, comentou que «Farydak tem um novo mecanismo de ação que o distingue de outros medicamentos anteriormente aprovados para o tratamento de mieloma múltiplo, tornando-se num candidato potencialmente atraente para o tratamento dessa patologia», citou o “FirstWord”.

A Novartis revelou que a aprovação foi sustentada a partir dos dados de uma análise específica a um subgrupo de pacientes, composto por 193 doentes que já tinham recebido pelo menos dois tratamentos prévios, na fase III do ensaio PANORAMA-1. No estudo, os pacientes foram sujeitos ao tratamento com Farydak, Velcade e dexamethasone ou Velcade e dexamethasone, administrados individualmente.

Os resultados do estudo mostraram que os pacientes que foram sujeitos ao regime triplo de medicação apresentaram uma mediana de sobrevivência livre de progressão de 10,6 meses, versus 5,8 meses dos pacientes que receberam Velcade e dexamethasone, administrados individualmente.

Para além disso, em 59% dos pacientes que tomaram Farydak registou-se uma redução ou o desaparecimento do tumor após o tratamento, em comparação com 41% dos doentes que receberam Velcade e dexametasona.