Novartis vai encerrar fábrica nos EUA 560

Novartis vai encerrar fábrica nos EUA

23-Jan-2014

A Novartis pretende encerrar a sua fábrica em Suffern, Nova Iorque, dentro dos próximos dois a três anos. Vão ser afetados 525 postos de trabalho.

A porta-voz da companhia Julie Masow, afirmou que se tratou de «uma opção estratégica com a finalidade de otimizar a infraestrutura de produção», citou o “Firstword”. Segundo Masow, o processo de encerramento da fábrica, que produz o fármaco hipertensor Diovan (valsartan) e o anti-malárico Coartem (arteméter/lumefantrina), será iniciado no segundo trimestre deste ano e deverá estar concluído em 2016 ou 2017.

A porta-voz acrescentou que alguns dos funcionários que desempenham «funções necessárias» deverão ser transferidos para outras unidades. «As mudanças no nosso portefólio atual, nomeadamente a perda de exclusividade do Diovan, contribuíram para uma redução significativa na produção futura nas instalações de Suffern», indicou a Novartis.

A empresa assinalou que «os volumes futuros da referida unidade de produção ficarão abaixo do mínimo necessário para continuar a ser rentável». A Novartis anunciou recentemente que vai eliminar 500 postos de trabalho na sua divisão farmacêutica suíça e criar várias centenas de postos noutras áreas.