Novartis: Vendas diminuíram 5% no segundo trimestre 23 de Julho de 2015 A Novartis anunciou que as vendas do segundo trimestre diminuíram 5% para 12,7 mil milhões de dólares, um número abaixo do estimado pelos analistas. O lucro líquido registado nesse mesmo período caiu 32% para 1,9 mil milhões de dólares.
No entanto, Joseph Jimenez, CEO da Novartis, realçou o seguinte: «se olharmos para os nossos resultados temos de o fazer a partir de uma base de moeda constante e se assim for, o nosso desempenho foi muito positivo no segundo trimestre deste ano», citou o “FirstWord”.
Excluindo os efeitos cambiais, as vendas globais aumentaram 6% no último trimestre. Jimenez disse que a empresa também «teve um trimestre forte em termos de inovação, com a aprovação e o lançamento nos EUA» do tratamento para a insuficiência cardíaca, Entresto, e do Glatopa, uma versão genérica do Copaxone da Teva desenvolvido em pareceria com a Momenta Pharmaceuticals .
Nos últimos três meses, as vendas de medicamentos prescritos caíram 4% para 7,8 mil milhões de dólares, no entanto a Novartis realçou que os produtos em crescimento, que incluem Gilenya, Lucentis, Afinitor, Tasigna e Xolair apresentaram uma receita de 4,4 mil milhões de dólares, representando 35% das vendas totais. Enquanto isso, a receita da unidade Sandoz caiu 2% para 2,3 mil milhões de dólares.
«Estamos confiantes de que vamos cumprir as nossas prioridades para este ano e atingir a meta estipulada para 2015», disse Jimenez. |