Novartis vende unidade de saúde animal à Eli Lilly 676

Novartis vende unidade de saúde animal à Eli Lilly

06 de Janeiro de 2015

A Novartis vendeu a sua unidade de saúde animal à Eli Lilly por aproximadamente 5,4 mil milhões de dólares, em dinheiro, a 1 de janeiro. Este acordo, que foi anunciado pela primeira vez em abril de 2014, é um dos exemplos que mostra que a empresa está focada em desenvolver as suas principais áreas de negócio: produtos farmacêuticos inovadores, cuidados com a visão e genéricos.

Segundo o “FirstWord”, a Novartis vai ainda adquirir os produtos oncológicos da GlaxoSmithKline, um negócio potencialmente avaliado em mais de 25 mil milhões de dólares, e alienar a sua divisão de vacinas à farmacêutica britânica. As duas empresas vão estabelecer uma joint venture dedicada à saúde dos consumidores.

A farmacêutica suíça indicou que, devido ao acordo com a Eli Lilly, vai registar um ganho excecional de 4,6 mil milhões de dólares (valor sem impostos), no primeiro trimestre deste ano. A unidade de saúde animal da Novartis angariou aproximadamente 1,1 mil milhões de dólares em vendas, em 2013, tendo arrecadado em receitas cerca de 900 milhões de dólares nos três primeiros trimestres de 2014.