Novo centro vai desenvolver ensaios nas áreas mais críticas para os portugueses 584

Novo centro vai desenvolver ensaios nas áreas mais críticas para os portugueses

27 de Julho de 2015

Lisboa vai ter um novo centro de investigação clínica, que vai permitir desenvolver ensaios nas áreas em que há maiores necessidades para os doentes portugueses: Oncologia, Cardiologia, diabetes ou Neurologia. 

 

Só na oncologia, o Centro de Investigação Clínica (CIC) poderá vir a colocar um quinto dos seus doentes em ensaios clínicos com novos medicamentos, o que irá abranger perto de 200 pessoas por ano.

 

Carlos Martins, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, disse que a meta «é garantir mais possibilidades de tratamento, em especial em áreas onde já não existem. Ao mesmo tempo, trazer tratamentos inovadores, dar formação a profissionais e valorizar os currículos dos clínicos», noticiou o “Diário de Notícias”.

 

O novo CIC, que fica situado no Centro Académico de Medicina de Lisboa, deverá ser apresentado em outubro e vai tirar partido das mais-valias de três instituições: o Hospital de Santa Maria, o Instituto de Medicina Molecular e a Faculdade de Medicina de Lisboa.