Novo medicamento de emergência para alergias agudas chega às farmácias 29 de Junho de 2015 As farmácias portuguesas vão disponibilizar, a partir do dia 1 de julho, um novo medicamento de emergência para as reações alérgicas agudas que pode ser administrado pelo próprio doente, anunciou o INFARMED em comunicado.
O novo medicamento é o Epipen, nas dosagens de 150 e de 300 microgramas, numa solução injetável em seringa pré-cheia. Este medicamento deve ser usado como dispositivo de emergência para auto-administração de epinefrina (adrenalina), por pessoas sem formação médica nem treino de enfermagem, em situações cujo atendimento médico imediato não esteja disponível, de forma a evitar situações de risco de vida por choque anafiláctico.
O medicamento deve ser utilizado ao primeiro sinal indicativo de choque anafiláctico, o qual pode ocorrer de segundos a minutos, após a picada ou mordedura do insecto ou outra exposição a alergenos, normalmente antes de se desenvolver uma reacção local (vermelhidão da pele). Os sinais típicos de aviso são comichão e sensação de calor em cima e por baixo da língua, na garganta e especialmente nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Trata-se de um medicamento sujeito a receita médica e que não dispensa o acompanhamento clínico |