A Novo Nordisk anunciou várias parcerias a nível internacional com organizações humanitárias como a Unicef, a Cruz Vermelha Internacional, entre outras, no combate à pandemia de covid-19.
Essas parcerias consistiram, até ao momento, em doações de insulina, apoio na gestão da cadeia de distribuição e de donativos financeiros no valor de mais de 2 milhões de euros (cerca de 2.680.300€).
Em Portugal a Novo Nordisk já doou perto de 10 mil máscaras aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Foram cerca de 4000 máscaras e material de proteção à Câmara Municipal de Lisboa e à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), através da parceria no programa Cities Changing Diabetes, e perto de 5000 máscaras, parte das quais através do projeto solidário “Todos por Quem Cuida”.
“A luta contra a covid-19 é de todos. Temos recorrido à nossa experiência, recursos e alcance global para contribuir de forma relevante e de acordo com as necessidades que as autoridades de saúde e organismos internacionais e nacionais nos vão apresentando. Em Portugal, estamos a responder às necessidades mais prementes do serviço nacional de saúde, garantindo o acesso continuo aos nossos medicamentos e apoiando com a doação de material de proteção individual para aqueles que estão na linha da frente. Esta é a nossa forma de agradecer a todos os profissionais de saúde e voluntários que combatem esta pandemia em Portugal”, indica Anja Salehar, diretora-geral da Novo Nordisk Portugal, através de comunicado enviado.