Portugal voltou a ultrapassar o máximo de testagem diária, nesta quarta-feira, dia 23 de dezembro, com 249.834 testes realizados.
Os dados são do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
De acordo com o INSA, dos testes realizados, 186.136 (74,5%) foram testes rápidos de antigénio de uso profissional, realizados na rede de laboratórios e farmácias.
O anterior máximo de testagem diário tinha sido atingido na passada sexta-feira, dia 17 de dezembro, com mais de 227 mil testes.
Entre 1 e 22 de dezembro foram realizados mais de três milhões de testes à covid-19, dos quais 2,1 milhões foram testes rápidos de antigénio em laboratórios e farmácias.
Desde o início da pandemia, já foram efetuados, em Portugal, perto de 24,5 milhões de testes de diagnóstico à covid-19. Nomeadamente, 16,1 milhões de testes RT-PCR e 8,4 milhões de testes de antigénio de uso profissional. Estes valores não incluem os autotestes.
Segundo o INSA, este número elevado está relacionado com as medidas que o Governo impôs.
“A necessidade de apresentação de teste negativo para SARS-CoV-2 no acesso a determinados serviços ou locais, bem como o aumento de pontos de testagem em todo o país”, indica o comunicado do INSA.