Novo teste usa saliva para detetar cancro da mama e dos ovários 579

Novo teste usa saliva para detetar cancro da mama e dos ovários

22 de Abril de 2015

Um teste, que deteta mutações nos genes associados ao cancro da mama e dos ovários, através da saliva, vai ser comercializado na Internet por 249 dólares (cerca de 230 euros), um valor irrisório face aos praticados nos Estados Unidos, onde chegaram a custar quase quatro mil dólares.

O objetivo, dizem os responsáveis da start-up sediada em Silicon Valley que vai lançar o teste, é democratizar o acesso, pretensão que não reúne consenso entre os especialistas. Uma das questões que têm vindo a ser levantadas prende-se com o acesso a estes testes genéticos, ou seja, quem deve fazê-los. Atualmente, só são indicados quando é identificada uma alteração do gene num doente com cancro, ou quando existe um historial de cancro da mama ou dos ovários na família. Vender estes testes online é colocá-los à disposição de qualquer mulher.

De acordo com informações avançadas pelo “DN”, o kit, desenvolvido pela Color Genomics, analisa 19 genes – incluindo o BRCA1 e o BRCA2 -, pelo que permite ajudar a perceber qual o risco de aparecimento de cancro da mama e dos ovários.

«Queremos ser capazes de ampliar o acesso a este tipo de testes, porque é muito importante as mulheres serem capazes de entender o risco que têm e trabalhar com o seu prestador de cuidados de saúde para criar um plano à volta disso» disse Elad Gil, vice-presidente da Color Genomics, citado pela “Forbes”.