As feridas fazem parte do nosso dia a dia, são marcas da nossa história. Quem nunca se cortou num dedo, esfolou o joelho ou fez uma bolha no calcanhar? Independentemente da situação, muitas vezes as feridas quebram os momentos, colocando a nossa vida em standby. Ademais, as feridas são lesões cutâneas que interrompem a continuidade da pele, comprometendo a sua função barreira e por isso, restaurar a integridade da pele é uma prioridade.
Entre os tipos de feridas mais comuns, destacam-se os cortes, as abrasões e as queimaduras, sendo os membros superiores e inferiores, joelhos e cotovelos, as zonas mais afetadas.1 Para todos estas feridas, a marca centenária Hansaplast é a aliada perfeita para nos ajudar nos momentos mais ou menos felizes!
Os 3 passos do cuidado da ferida
O cuidado da ferida não precisa de ter muitos passos. A Rotina Hansaplast dispõe dos produtos necessários para, em apenas três passos, limpar, promover a cicatrização natural e proteger as feridas.
1 – Limpar
Quando a pele está ferida, a barreira cutânea encontra-se danificada, possibilitando a entrada de agente estranhos, nomeadamente bactérias e sujidade. Para além de prejudicar o processo natural de cicatrização, estes agentes aumentam a probabilidade de infeção da ferida.
O Spray para Feridas Hansaplast protege eficazmente contra as infeções através da limpeza mecânica da ferida. Na sua fórmula encontramos a solução de ringer e a polihexanida, que garantem o pH fisiológico ideal à regeneração, assim como evicção da proliferação de microorganismos. É bem tolerado pela pele, sendo indolor, incolor e inodoro.
2 – Cicatrizar
A utilização da Pomada para Cicatrização de Feridas cria o ambiente húmido ideal para a regeneração cutânea, promovendo uma cicatrização 2x mais rápida (em comparação com
uma ferida não tratada, em ambiente seco). Com pantenol, glicerina e ingredientes hidratantes oclusivos, este produto forma uma camada protetora sobre a ferida, protegendo-a de agressões externas, para além de criar uma película respirável que evita a desidratação da ferida.
3 – Proteger
É essencial protegermos as feridas dos agentes externos que a rodeiam. Não só tornamos o processo de cicatrização mais seguro, como também mais rápido através de uma proteção adequada. Os pensos Hansaplast bloqueiam até 99% das bactérias e sujidade e vão de encontro a cada tipo de ferida e necessidade do consumidor.
Dentro do portefólio encontramos diferentes opções para cada consumidor. Destaca-se a gama Sensitive que apresenta uma proteção suave, flexível e respirável, que adere à pele de forma segura (com uma remoção indolor), ideal para uma pele sensível, como a das crianças, diabéticos e idosos. Contudo, se também da água precisamos de proteger as feridas, a gama Aqua Protect será a escolha ideal, uma vez que é 100% à prova de água e tem uma adesividade extra forte. O material flexível e respirável proporciona um maior conforto e segurança. Ambas as gamas têm disponível os tamanhos XL – indicados para feridas médias- grandes e pós cirúrgicas.
Compromisso com o profissional de saúde
A marca Hansaplast assume o compromisso de cuidar e proteger as feridas do dia a dia, para que nada deixe a vida em pausa. Para isso, conta com os profissionais de saúde, no aconselhamento do cuidado ideal para cada consumidor.
Os desafios no auxílio dos utentes são imensos. Atualizar o conhecimento no campo das feridas, referenciar para outro profissional de saúde ou aconselhar a melhor opção, são alguns dos objetivos do NOVO curso da marca Hansaplast, desenhado exclusivamente para farmacêuticos, com uma abordagem global no cuidado das feridas. Com lugar em Lisboa e no Porto, nos dias 28 de maio e 4 de junho, respetivamente, o curso CUIDADO DA FERIDA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA é creditado pela Ordem dos
Farmacêuticos e contará com uma equipa de oradores de excelência: o Dr. Joel Reis, médico dermatologista, a enfermeira Andreia Robalo e a equipa de farmacêuticos, Catarina Martins, Gabriela Plácido e João Padilla. Para além de atualizar o seu conhecimento, este curso promete pôr mãos à obra com a análise e recomendação de diferentes feridas, em contexto prático.
Não perca esta oportunidade e junte-se à marca Hansaplast!
[1] Quelle: MW Research; Consumer survey; Q7: What kind of wound was that?; Base: Total n= 495, DE/UK/IT; Mai 2014.
Texto Catarina Martins | Farmacêutica, Training Manager Hansaplast