O futuro da inovação em saúde vai ser debatido no Porto 137

A primeira edição da Future Health Conference (FHC), um evento organizado pelo Porto4Ageing- Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto, vai decorrer de 8 a 10 de outubro, no Salão Nobre do Complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar / Faculdade de Farmácia da U.Porto (ICBAS/FFUP).

Explorar o potencial transformador das tecnologias no setor da saúde, é o mote desta iniciativa que irá reunir líderes, inovadores, assim como profissionais de saúde, das tecnologias e de educação. Tudo isto durante três dias em que não faltarão apresentações, mesas-redondas, workshops e sessões de matchmaking.

 

Três dias dedicados à tecnologia e inovação

O primeiro dia do evento, será dedicado à ‘Educação e Co-criação’, que contará com uma sessão sobre “a importância de ecossistemas colaborativos”. Ainda durante a manhã, serão revelados os resultados de um conjunto de projetos (VIBE, INNOV4LIFE, FITT-NESS, ITECS) que prometem marcar o futuro da inovação em saúde na Europa e, em particular, na região do Norte de Portugal e Galiza, avança o portal U.Porto.

A tarde será reservada para as iniciativas Matchmaking e Demo Days, organizadas pelo EIT Health RIS Hub Porto e pelo SHIFT-HUB, que consistem na realização de demonstrações de produto e apresentações pitch por startup, seguidas de meetings individuais destas com investidores ou outras organizações presentes interessadas.

O segundo dia terá como tema as ‘Novas Tendências nas Tecnologias da Saúde’ e será iniciado com uma mesa-redonda focada na temática da inteligência artificial aplicada à saúde.  A realidade virtual aplicada à saúde, eHealth, telemedicina  “inovação em saúde (digital)” são outros dos assuntos, ainda de acordo com o portal da U.Porto, que vão marcar a manhã.

A parte da tarde vai ser totalmente dedicada ao workshop de descoberta empreendedora ‘Explorando as oportunidades do Norte de Portugal para a smart health’, uma ação com representantes regionais que atuam nos vários ramos da saúde inteligente – empresas, organizações financiadoras e de suporte ao negócio.

O terceiro e último dia do encontro será marcado pela Morning Health Talks, com o tema ‘Inovando Juntos: O Caminho da Inovação Aberta’. Promovida pelo EIT Health, esta iniciativa bianual europeia vai reunir personalidades e organizações da inovação em saúde com o objetivo de promover a discussão de temas focais desta área, dá conta o portal U.Porto.

A participação nesta primeira Future Health Conference (FHC) é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Para mais informações, consulte a página do evento.