Os animais de ajuda social apoiam a população que, por algum motivo, tem um atestado médico de incapacidade multiuso, seja em casos de demência, autismo, artrite reumatoide ou quem vive em cadeira de rodas, por exemplo. Nestes casos, a exclusão social é um sentimento recorrente, e é por isso que o papel dos animais de ajuda social na Inclusão é o tema do II Congresso Internacional sobre Animais de Ajuda Social, que irá decorrer nos dias 29 e 30 de outubro, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
O evento pretende promover a troca de conhecimento e experiências na área, razão que motivou duas abordagens distintas: se por um lado os participantes podem assistir a diversas sessões com a participação de entidades internacionais e oradores de peso da área, por outro, poderão participar em workshops no final das mesmas.
Marcarão presença a International Association of Human-Animal Interaction Organizations (IAHAIO), a Pet Partners, a International Society for Animal Assisted Therapy (ISAAT), a Dogs for Good e a Animal Assisted Intervention International (AAI-Int). Quantos aos oradores convidados, marcam presença João Pedro Fonseca da Escola Cães Guia Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, Eduarda Sousa Pires da Toca a incluir, Maria José Mackaiij e Daiana Ferreira da Kokua.
A organização do Congresso está a cargo da Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social – ÂNIMAIS – e conta com o apoio de vários parceiros, como a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET).