“O prazo estava a terminar, porque não?!”: Dulce Fonseca arriscou e venceu um Prémio Almofariz 1161

A Farmácia Jordão Pedrosa, no Vale da Amoreira, foi a grande vencedora do Prémio Intervenção na Comunidade, na cerimónia dos Prémios Almofariz 2022, num dos momentos mais emocionantes da Gala da Farmácia.

A dois meses de completar um ano da distinção, a diretora técnica Dulce Fonseca recorda “com muita gratidão” um momento que “em termos profissionais foi, sem dúvida, marcante”. A farmacêutica fala numa “validação do trabalho feito”, o que se traduziu num “reforço do compromisso com a população”, que mesmo antes do prémio já reconhecia o seu trabalho, garante. “Foi para nós muito gratificante e motivador”, diz.

Partindo de um conjunto de ações de sensibilização e de rastreios junto da população, que começaram antes da pandemia, que exigiu um período de pausa, o projeto continua a trazer mais saúde ao Vale da Amoreia. Com a ajuda dos Prémios Almofariz, em particular de um prémio monetário atribuído pelos Laboratórios Azevedos, esta Farmácia de proximidade apostou em rastreios junto da comunidade, como por exemplo o que se realizou no passado dia 29 de junho, relacionado com a avaliação da insuficiência venosa.

Contudo, o envio da candidatura aos maiores prémios do setor em Portugal não foi uma decisão momentânea, confessa Dulce Fonseca, que enviou a documentação necessária dias antes da data limite, mesmo que o tivesse ponderado meses antes. “Na altura recebemos um email a dizer que o prazo estava prestes a terminar e ali mesmo pensei, porque não?!”, conta, satisfeita por tê-lo feito, ainda que “sem grande expectativa” uma vez que, mesmo acompanhando os Prémios Almofariz “ao longo dos anos”, sempre os viu “como algo distante”.

Por isso, insta os potenciais candidatos à edição deste ano a se focarem numa palavra-chave: partilhar. “Se calhar há um outro colega a quilómetros maiores ou menores de distância com projetos que estejam em curso em muitas farmácias e que possam de alguma forma inspirar e também validar outros projetos”, refere. É preciso “partilhar sem preconceitos, como forma de reafirmar o compromisso que se tem com a comunidade”.

Candidaturas abertas

A categoria Intervenção na Comunidade foi implementada apenas na edição passada dos Prémios Almofariz e veio para distinguir uma Farmácia por um projeto ou conjunto de projetos de intervenção na comunidade.

Prémios Almofariz 23: Candidaturas à categoria “Intervenção na Comunidade” 2023 by Laboratórios Azevedos até 11 de setembro

A candidatura vencedora do Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade by Laboratórios Azevedos receberá o troféu e o diploma correspondente e poderão ainda utilizar um logótipo exclusivo, que identifica a condição de vencedora em toda a sua comunicação. Além disto, receberá também um prémio monetário de 3.000 euros para financiamento da continuidade do projeto vencedor ou futuros projetos da Farmácia.

A data limite para o envio das candidaturas é dia 11 de setembro de 2023 e todas as Farmácias Comunitárias do país estão convidadas a participar, tendo apenas que proceder à submissão da sua candidatura de acordo com o Regulamento que poderá consultar AQUI.