O Utente… o nosso foco! 1544

Mais e melhor saúde… mais anos e com mais qualidade de vida é o objetivo do nosso trabalho diário.

É por isto que faz todo o sentido a introdução e dinamização na farmácia de serviços diversificados, prestados por profissionais de saúde qualificados, de modo a gerar valor para o utente e proporcionar-lhe ganhos em saúde.

Ter um atendimento diferenciado onde antecipamos as necessidades do utente, nos preocupamos em saber como a “D. Maria” se está a dar com o novo medicamento ou alertar o “Sr. Jorge” que está na altura de repetir a medição dos níveis de colesterol, ou simplesmente ligar para saber se o aconselhamento prestado foi ou não eficaz para resolver o problema que o fez vir ao nosso encontro, são já tarefas comuns do nosso dia a dia.

Estas são questões e atitudes cada vez mais valorizadas pelos utentes que procuram a farmácia e que se preocupam com a sua saúde, sejam utentes com patologia aguda que querem ver de forma rápida e eficaz a resolução do seu problema ou o doente crónico que espera de nós farmacêuticos, um acompanhamento personalizado, atento e eficiente na sua doença.

O seguimento do doente crónico tem de ser visto e entendido por todos como uma situação que gera ganhos em saúde na rede de cuidados primários e que traz toda uma série de vantagens ao utente e mesmo ao estado. A promoção da saúde é nossa tarefa, é tarefa das nossas farmácias.

O sucesso da farmácia está em valorizar o serviço que pode e deve ser prestado aos utentes. As necessidades por parte destes são evidentes e a proximidade e acessibilidade das farmácias é também uma realidade que só ajuda a que toda esta articulação possa e deva ser um sucesso.

O farmacêutico é muitas vezes quem o utente procura em primeiro lugar quando tem um problema de saúde. Somos um elemento essencial, em quem as pessoas confiam e a quem recorrem, mesmo antes de consultar qualquer outro especialista ou serviço de saúde.

A interação entre os vários profissionais de saúde está no centro do nosso trabalho.

Aumentar o grau de satisfação dos utentes que nos procuram é tarefa diária na farmácia.

Carla Lopes Gonçalves,
Diretora Técnica da Farmacia Holon Campo Grande