OF apresenta recomendações sobre o uso responsável de medicamentos 406

OF apresenta recomendações sobre o uso responsável de medicamentos

31 de Outubro de 2015

Em setembro do ano passado, a Ordem dos Farmacêuticos lançou a campanha “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” com o objetivo de alertar os profissionais de saúde, decisores políticos e também a população em geral para o uso responsável dos medicamentos.

 

Um ano depois, Ema Paulino, presidente da Direção da Seção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos, apresentou no Congresso Nacional dos Farmacêuticos um documento com 30 recomendações ao nível das boas práticas de prescrição, dispensa e utilização dos medicamentos, redigido com base nos contributos recolhidos essencialmente nas sessões de esclarecimento sobre a campanha.

 

Promover a literacia em saúde, implementar o serviço de aconselhamento farmacêutico na primeira dispensa, permitir a prescrição crónica por farmacêuticos, reforçar os programas de adesão à terapêutica, são apenas algumas das recomendações que integram o documento.

 

«Terminado o ano de implementação inicial da campanha, esta afigura-se demasiado importante para ter um fim. O nosso objetivo é ir atualizando as recomendações. Vemos muito futuro para a profissão farmacêutica e para esta campanha», referiu Ema Paulino.

 

«A ordem acredita que sozinhos conseguimos muito pouco, sabemos que juntos conseguimos grandes coisas, trabalhando em equipa com os outros profissionais de saúde, políticos e cidadãos», concluiu. Só assim, no entender da farmacêutica «é possível transformar o investimento anual em medicamentos e em intervenções em verdadeiros ganhos para a saúde».

 

O Congresso Nacional dos Farmacêuticos decorre até hoje, no Centro de Congressos de Lisboa.

 

O Portal Netfarma e a revista Farmácia Distribuição são media partners deste evento.