A Ordem dos Farmacêuticos (OF) apresenta na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, os resultados do projeto ‘TOP Farmácia Hospitalar‘, que tem o Alto Patrocínio do Ministério da Saúde. Desenvolvido em parceira com a IQVIA, o projeto avaliou diversas atividades desenvolvidas nos Serviços Farmacêuticos dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Embora a maioria das farmácias hospitalares recolha informação e indicadores para efeitos de certificação, acreditação e reporte interno aos respetivos conselhos de administração, atualmente, não existe um sistema padronizado a nível nacional que permita medir e comparar o seu desempenho, de forma quantitativa e objetiva.
Top Farmácia Hospitalar: Um caminho para a excelência e inovação nos Serviços Farmacêuticos
Com esta iniciativa, a OF, como refere em comunicado, “espera conseguir implementar um sistema normalizado de medição de resultados das atividades desenvolvidas nos serviços farmacêuticos hospitalares, potenciando a comparação de boas práticas entre unidades similares, identificando oportunidades de melhoria e premiando áreas de excelência”.
Apresentação dos resultados
A cerimónia de apresentação de resultados realiza-se no auditório da sede da OF (Rua da Sociedade Farmacêutica 18, 1169-075 Lisboa), a partir das 14:30 horas, com a participação da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, do bastonário da OF, Helder Mota Filipe, e do diretor-geral da IQVIA, Mário Martins.
O coordenador do estudo, Hugo Lopes, engagement manager da IQVIA, fará a apresentação deste trabalho e dos seus resultados. O programa da sessão inclui também uma conferência a cargo do farmacêutico hospitalar britânico Alisdair Jones (NHS Foundation Trust), sobre a importância da Farmácia Hospitalar no sistema de saúde.
O tema e os resultados do projeto serão posteriormente debatidos por um painel que integra responsáveis da Direção Executiva do SNS, da Administração Central do Sistema de Saúde, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, da comissão de acompanhamento do estudo e da Lilly Portugal, uma das entidades parceiras deste projeto.
Para mais informações e consulta do programa clique aqui.