OF. Bastonário elogia indústria farmacêutica nacional em visita aos laboratórios Bial 1185

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos Helder Mota Filipe visitou os trabalhos de expansão do complexo industrial do laboratório farmacêutico Bial, nos arredores do Porto, onde será brevemente inaugurada a nova fábrica de antibióticos não injetáveis, com um investimento global de cerca de 30 milhões de euros.

A empresa portuguesa, um dos maiores empregadores nacional de recursos humanos farmacêuticos, “reconhece o contributo deste grupo profissional para o crescimento que a empresa almejou nos últimos anos, seja na investigação e desenvolvimento de novos fármacos ou na sua disponibilização ao mercado, sob os mais elevados padrões de qualidade, segurança e eficácia”, escreve em comunicado a OF.

Foi neste contexto expansionista que o bastonário da OF se deslocou ao polo industrial da Bial, para uma visita à unidade e contacto com os mais de 100 farmacêuticos que trabalham na empresa – nas áreas da Produção, Qualidade, Regulamentação, Acesso ao Mercado, Investigação e Desenvolvimento Farmacêutico, entre outras.

A Bial é a companhia farmacêutica a operar em Portugal que mais investe em I&D, um total de 81.5 milhões de euros em 2021. O bastonário da OF realçou a importância de uma indústria farmacêutica nacional forte. “Esta visita justificava-se nem que fosse apenas como reconhecimento da indústria farmacêutica nacional que tem como base a investigação e desenvolvimento. Infelizmente, Portugal não tem muitos exemplos”, explicou o bastonário, que destaca que estes profissionais representam “quase 20% do universo de colaboradores”.

Para o bastonário, o país precisa de apoiar o crescimento e desenvolvimento deste setor estratégico para a economia nacional, com importante peso para o equilíbrio da balança comercial. “Não basta dizer que queremos mais ensaios clínicos em Portugal. Temos de criar condições atrativas para que as empresas promotoras comecem a centrar também estas suas atividades nos centros clínicos nacionais”, defende o bastonário.