OF cria um Grupo de Interesse dedicado à Avaliação das Tecnologias de Saúde e Acesso ao Mercado 422

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) informa no seu portal que constituiu um novo Grupo de Interesse dedicado às áreas da Avaliação das Tecnologias de Saúde e Acesso ao Mercado. Sob a coordenação de Gilda Calado, membro do Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares (CCEAR-OF), integra vários outros farmacêuticos que trabalham nestas duas áreas.

O bastonário, Helder Mota Filipe, juntou os membros do grupo de interesse para uma primeira reunião, realizada a 20 de maio, sublinhando a importância destas temáticas para o sistema de saúde e para a profissão, procurando assim criar condições para a diferenciação e afirmação do conhecimento dos farmacêuticos nestas áreas, avança a OF.

O grupo de interesse em Avaliação de Tecnologias de Saúde e Acesso ao mercado “tem como principais objetivos mapear e caraterizar os farmacêuticos que exercem funções nestas áreas, partilhar boas práticas e promover a atualização e desenvolvimento profissional”, declara a OF.

De acordo com a Associação Pública Profissional, “os membros do grupo podem propor ações e apresentar recomendações ao CCEAR-OF e à Direção Nacional, emitir pareceres sobre desenvolvimentos desafios e oportunidades nestas áreas profissionais”.

A criação deste grupo no meio da Ordem dos Farmacêuticos “assume uma grande relevância numa altura em que se discute cada vez mais a inovação terapêutica, a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, e também a revisão da legislação farmacêutica europeia”, é ainda referido.

A Ordem dos Farmacêuticos “tem o poder de liderar a discussão sobre sistemas de avaliação de tecnologias de saúde e estratégias de acesso ao mercado, que irá contribuir para o melhoramento do acesso dos recursos disponíveis e à terapêutica”.

O grupo de interesse em Avaliação de Tecnologias de Saúde e Acesso ao Mercado conta com 12 profissionais provenientes de diferentes organizações e com experiência reconhecida.