OF dá pontapé de saída para “estratégia de aproximação às associações de doentes” 457

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) anunciou ter iniciado a estratégia de aproximação às associações de doentes, tendo começado pela Associação SERaro – Associação das Síndromes Excecionalmente Raras de Portugal.

O encontro, no dia 20 de fevereiro, marcou “o início de uma estratégia de aproximação da OF às associações de doentes em que procura conhecer as principais iniciativas e prioridades de cada uma destas associações”.

Para a Ordem, “a prestação de serviços farmacêuticos ao cidadão e qualidade dos mesmos está interligada com a diferenciação profissional que se exige aos farmacêuticos, que apenas faz sentido se corresponder às necessidades e às exigências dos doentes”.

No seu site, a OF explica que, junto da SERaro, “demonstrou o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da elaboração de normas e boas práticas profissionais, designadamente as que se referem à dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares e à revisão da terapêutica, e em termos da diferenciação profissional, como é o caso da competência em oncologia”.

Foi levantada a importância do acesso a dados clínicos relevantes e à comunicação entre instituições, tendo ainda as duas instituições demonstrado “a intenção de trabalhar em conjunto em matérias que se relacionem com doenças raras e medicamentos órfãos, através do desenvolvimento de iniciativas conjuntas que permitam capacitar os farmacêuticos para esta área específica, em função das necessidades dos doentes”.