OF distingue João Teixeira com Medalha de Honra 337

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) atribuiu a Medalha de Honra a João Teixeira que esteve radicado em Moçambique, com o intuito de distinguir o trabalho desenvolvido ao longa da sua carreira, com foco no desenvolvimento da profissão em Moçambique.

O farmacêutico português faleceu em Maputo, a 6 de fevereiro.

A homenagem organizada pelo Ministério da Saúde de Moçambique decorreu no dia 17 de fevereiro. De acordo com o portal da OF, o bastonário da OF entre 2001 e 2007, José Aranda da Silva, foi uma das personalidades convidadas para a homenagem, tendo anunciado a atribuição da Medalha de Honra ao homenageado, que será oportunamente entregue aos familiares de João Teixeira.

 

Sobre João Teixeira

João Teixeira licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em 1998, tendo exercido a sua atividade profissional no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora/Sintra).

Em 2001, aceitou o desafio da OF de se mudar para Moçambique, “no âmbito das atividades de cooperação nos países africanos lusófonos, colaborando com o Hospital Central de Maputo e assumindo uma intervenção determinante no desenvolvimento da Farmácia Hospitalar em Moçambique, com a implementação de um sistema de garantia da qualidade, tendo como base as Boas Práticas de Farmácia Hospitalar portuguesas e internacionais, modelos de gestão, treino e formação de farmacêuticos e quadros técnicos de farmácia do Hospital Central de Maputo”, refere ainda o portal da OF.