A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) estiveram juntos na segunda-feira, dia 26 de agosto, num encontro que contou com a participação de Helder Mota Filipe, bastonário da OF, e Patrícia Cavaco, presidente da APFHA. O encontro teve como foco central a discussão de questões cruciais para o futuro da profissão farmacêutica, particularmente no contexto hospitalar, informa a OF no seu portal.
Assuntos abordados
A Ordem informa que entre os principais temas abordados na reunião se destaca a nova Competência Farmacêutica em Oncologia, que “reconhece o papel essencial dos farmacêuticos na otimização de resultados em saúde dos doentes oncológicos, prevendo a atuação integrada dos farmacêuticos nos diferentes níveis de cuidados de saúde e, consequentemente, melhorar o acompanhamento desses doentes”.
“Outro ponto relevante que marcou a agenda foi a dispensa de medicamentos em proximidade, nomeadamente, os próximos passos a tomar e as ações necessárias para a sua plena implementação”, explica a OF.
A Carreira Farmacêutica Hospitalar e a sua melhoria no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a ação do farmacêutico hospitalar nos Cuidados de Saúde Primários foram outros dos assuntos abordados.