OF e faculdades de Farmácia analisam evolução do ensino e da profissão 434

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu-se, na sua sede provisória, em Lisboa, com representantes das faculdades que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas para analisar “o ensino e a formação farmacêutica nos diferentes ramos profissionais”.

No seu site, a Ordem explica que os profissionais e académicos “debateram estratégias para criar sinergias” entre ambos e ainda com os estudantes. O programa formativo da Residência Farmacêutica, a ter lugar em janeiro do próximo ano, foi um dos temas em análise.

Helder Mota Filipe, bastonário, sublinhou a relação de proximidade entre as três valências – Ordem, academia e estudantes. A OF explica que o responsável destacou “que a força de uma profissão se vê também pela capacidade de agregar e mobilizar os seus profissionais, num sentido de comunidade que deve ser preservado e estimulado”.

Foi ainda analisado o processo de reconhecimento específico de habilitações estrangeiras nas faculdades portuguesas, com destaque para farmacêuticos ucranianos com estatuto de refugiado.

Alguns dos responsáveis académicos participaram no encontro via digital / Créditos: OF

Finalmente, o bastonário destacou o novo programa extraordinário para ingresso e reingresso de membros, “como forma de estimular a aproximação dos farmacêuticos e diplomados em Ciências Farmacêuticas à sua Ordem profissional”.