OF e Valormed debatem gestão de resíduos no setor 514

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, e o diretor-geral do Valormed, Luís Miguel Figueiredo, debateram, no passado dia 28 de abril, a gestão de resíduos no setor.

Numa reunião em que a sustentabilidade ambiental foi o foco principal, os dois responsáveis falaram sobre as prioridades das organizações nesta matéria e destacaram a importância da “gestão de resíduos resultantes da preparação individualizada da medicação e de resíduos corto-perfurantes”, informa a OF no seu site.

Numa ótica de “responsabilidade social de educar e aumentar a literacia da população neste domínio”, Helder Mota Filipe “abordou um conjunto de serviços farmacêuticos prestados nas farmácias comunitárias,  alguns dos quais geradores de resíduos diferenciados, que justificam um tratamento específico”, como nos casos descritos.

Finalmente, explica a OF, o bastonário “recordou também um dos pilares do seu programa de mandato, ciente do desafio que a sustentabilidade ambiental representa para as empresas e indivíduos”. Assim, o seu objetivo passa por “desenvolver uma cultura socialmente responsável na organização que lidera, transversal a todos os processos e serviços prestados, dando exemplo não só aos membros da OF, mas a toda a sociedade civil”.