OF esclarece serviço de Preparação Individualizada da Medicação 3304

A OF e o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) reuniram-se no Parlamento, dia 15 de janeiro, para analisar a dispensa de medicamentos em quantidade individualizadas nas farmácias comunitárias.

Os responsáveis da OF – Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, Ema Paulino, pelo presidente da Comissão de Atribuição do Título de Especialista em Farmácia Comunitária, Luís Lourenço, e pela secretária-geral, Carla Torre – apresentaram a norma recentemente aprovada pela Ordem para preparação individualizada dos medicamentos. Como consta no site da própria OF, esta dispensa está prevista na Portaria n.º 97/2018, que define os novos serviços que as farmácias podem prestar aos utentes.

O PAN solicitou esclarecimentos sobre a dispensa de medicamentos ao público em quantidade individualizada, em especial se a concessão de incentivos à implementação desta prática nas farmácias poderia contribuir para a sua expansão e obrigatoriedade. A OF explicou o serviço de preparação individualizada da medicação já possibilitado em várias unidades, e apresentaram a Norma de Preparação Individualizada da Medicação desenvolvida pela OF e em vigor desde o ano passado. A norma aplica-se aos serviços prestados nas farmácias, com entrega na própria farmácia, no domicílio, ou ainda em estruturas residenciais para idosos, que pela sua dimensão e complexidade não necessitem de serviços farmacêuticos próprios.

O serviço de Preparação Individualizada da Medicação traduz-se na organização de formas farmacêuticas sólidas, para uso oral, de acordo com a posologia prescrita, por exemplo, num dispositivo de múltiplos compartimentos (ou em fita organizada por toma em alvéolos), selado de forma estanque na farmácia e descartado após utilização. Este préstimo inclui ainda a informação prestada em relação ao uso consciente do medicamento, com objetivo de auxiliar o utente na correta administração dos medicamentos e promover uma melhor adesão à terapêutica.