A Ordem dos Farmacêuticos (OF), informa no seu portal, que tendo em conta o período de pandemia de covid-19, e de modo a seguir as orientações da Direção-Geral da Saúde em evitar aglomerações, e como os farmacêuticos não podem realizar formações presenciais, a competência para administração de vacinas e medicamentos injetáveis mantém-se válida no período pandémico.
As formações agendadas foram adiadas e novas datas serão informadas pela Ordem dos Farmacêuticos à posteriori, sem prejúizo para os farmacêuticos.
“Devido à atual situação do país em relação ao Covid-19 e ao seu risco de contágio, as formações presenciais de Suporte Básico de Vida e/ou de Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis, que estejam agendadas para os próximos dois meses, com efeito a partir de 16 de março, podem ser alteradas, sem prejuízo para o farmacêutico que esteja em situação de caducidade da sua Competência Farmacêutica de Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis em Farmácia Comunitária”, indica a OF no seu portal.
Até à realização de novas formações, e enquanto durar esta pandemia, o farmacêutico poderá continuar a administrar vacinas e medicamentos injetáveis.