A Ordem dos Farmacêuticos (OF) anunciou, no seu portal, que pediu esclarecimentos à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) sobre o despacho que estabelece a distribuição de vagas para a progressão na carreira farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com a OF, foi redigida uma carta dirigida ao presidente da ACSS, onde o bastonário Helder Mota Filipe questiona as condições que os farmacêuticos devem cumprir no processo de recrutamento, assim como o número de vagas para cada área de exercício profissional abrangida pela carreira farmacêutica no SNS: Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Genética Humana.
O Despacho n.º 4047/2022, publicado em Diário da República, indica que foram abertas 80 vagas nas categorias de farmacêutico assessor e 20 para farmacêutico assessor sénior.
O diploma define o número de vagas por categoria, entidade e região administrativa, com vários hospitais a apresentarem mais de uma vaga para farmacêuticos, em especial na categoria de farmacêutico assessor.
Este despacho concretiza o anúncio do Governo feito em novembro de 2021, relativo à abertura de concursos para 2.160 profissionais de saúde a contratar pelo SNS (Despacho n.º 11398-B/2021).