A Ordem dos Farmacêuticos (OF), anunciou, através de comunicado, que vai reativar a Bolsa de Voluntários para recrutar estudantes de ciências farmacêuticas para apoiarem farmácias e laboratórios de análises face ao aumento dos testes rápidos de antigénio (TRAg), por causa da covid-19.
“A OF, com o apoio das associações setoriais e de estudantes de Ciências Farmacêuticas, volta a dinamizar a sua Bolsa de Voluntários, procurando assim garantir o apoio necessário ao número crescente de solicitações e tarefas associadas à prestação deste serviço”, indicou no documento enviado.
De acordo com a OF, “a iniciativa foi coordenada com a Task Force para a promoção do “Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal” e prevê o envolvimento dos voluntários em atividades de apoio e suporte ao serviço realizado por farmacêuticos, desde o agendamento de testes à comunicação de resultados às autoridades”.
As farmácias e laboratórios de análises clínicas que queiram receber estes estudantes, “devem contactar as respetivas associações setoriais e manifestar a disponibilidade e interesse em receber os voluntários”.