OF reúne com a eurodeputada Catarina Martins 191

Uma comitiva da Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu na terça-feira (dia 4), com a eurodeputada Catarina Martins, tendo-se deslocado a Bruxelas para participação nas reuniões consultivas do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), para discutir a reforma da legislação farmacêutica europeia e os últimos indicadores sobre a escassez de medicamentos no espaço europeu.

A OF, segundo especifica no seu portal, “destacou as iniciativas que a nível nacional têm sido feitas e reforçou a importância de implementar medidas que contribuam para mitigar a existência de indisponibilidade de medicamentos. Ainda que não resolva o problema de uma forma generalizada, em contexto de escassez de medicamentos, e no caso de rutura da disponibilidade de um medicamento, em que não seja possível dispensar o medicamento prescrito, a OF reforçou que o farmacêutico deveria poder substituí-lo por outro que lhe seja equivalente, sem que tenha de haver intervenção do médico prescritor, de acordo com protocolos estabelecidos”.

Ainda de acordo com a OF, Catarina Martins manifestou “a sua disponibilidade para analisar todos os contributos dos farmacêuticos comunitários sobre estas matérias, no âmbito das funções que desempenha nas Comissões Parlamentares de Saúde Pública e de Ambiente, Clima e Segurança Alimentar”.

Na reunião, promovida pelo PGEU, participaram o Secretário-Geral da OF, Ricardo Santos, o Secretário Técnico das Relações Internacionais, Diogo Morim, a Secretária-Geral do PGEU, Ilaria Passarani, o Assessor de Assuntos Profissionais, Jorge Batista, e o representante da ANF, Manuel Talhinhas.