A bioMérieux, uma empresa líder no diagnóstico de doenças infeciosas, já analisou mais de 130 sequências da nova variante Ómicron e afirma que as suas soluções detetam esta variante do vírus.
Fiel ao seu compromisso para com a saúde global e continuando a desenvolver testes de diagnóstico para a deteção do vírus SARS-CoV-2, a bioMérieux está constantemente a monitorizar novas variantes do vírus para assegurar aos hospitais que os seus testes rápidos e PCR podem detetar o vírus.
Com a informação atualmente disponível na base de dados GISAID*, os testes ARGENE PCR (SARS-COV-2 R-GENE, COVID-19 R-GENE e SARS-COV-2 RESPI RGENE), capazes de analisar um grande número de amostras em apenas 3 a 4 horas, detetariam esta nova variante, permitindo aos laboratórios com tecnologia PCR fornecer resultados para um grande número de doentes e famílias num prazo muito curto, facilitando o tratamento e o controlo de possíveis surtos.
Da mesma forma, de acordo com análises efetuadas na bioMérieux em mais de 130 sequências de alta qualidade disponíveis na Omicron, os painéis sindrómicos de diagnóstico rápido BioFire RP2.1 plus detetariam todas as sequências deste vírus, tanto para os genes codificadores da proteína S como da proteína M.
Estes painéis sindrómicos do tipo PCR ajudariam a diagnosticar a infeção por SARS-CoV-2 e outros 22 vírus e bactérias respiratórias em menos de uma hora, permitindo gerir adequadamente os pacientes mais críticos e otimizar os recursos hospitalares.
Ambos os testes cumprem os mais elevados padrões de qualidade que se aplicam a todos os testes da bioMérieux e são aprovados por organismos reguladores para utilização em diagnóstico in vitro no nosso país.
De igual forma, a bioMérieux incluiu já a nova variante na sua solução EPISEQ, uma aplicação informática baseada na nuvem para a vigilância epidemiológica das variantes de SARS-CoV-2 utilizando a sequenciação massiva. Com o objetivo de identificar as variantes de SARS-CoV-2 utilizando amostras positivas de doentes, EPISEQ, que é automaticamente atualizado todas as semanas, identifica quaisquer novas variantes de preocupação (VOC), ajudando a cumprir as recomendações da Organização Mundial de Saúde para o controlo e prevenção de SARS-CoV-2.
Sobre a bioMérieux
Fundada em 1963, a bioMérieux é o líder mundial em diagnóstico in vitro e microbiologia industrial, áreas em que trabalha há mais de 50 anos para melhorar a saúde pública. Com 42 filiais em todo o mundo e distribuição para mais de 150 países, a bioMérieux oferece soluções globais para o laboratório de microbiologia, fornecendo aos utilizadores produtos de qualidade e completamente seguros.
Para saber mais sobre a bioMérieux, por favor visite www.biomerieux.pt
*GISAID: https://www.gisaid.org/